Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brasil tem 24 cidades com surto de dengue, dentre elas: 14 capitais

De acordo com o Levantamento de ìndice Rápido de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa), entre os 370 municípios que realizaram o levantamento, 24 estão em risco de surto; dentre estes duas capitais: Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

O presidente Lula fez um alerta a governadores e prefeitos, e disse que estes devem usar os números do levantamento para agir, na tentativa de minimizar os efeitos da Dengue.

Das 427 cidades que se propuseram a fazer o estudo, 127 ainda não apresentaram suas conclusões. Há três semanas, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro resultado parcial do LIRAa, que indicou que 300 municípios tinham concluído suas pesquisas. Deste número, 15 municípios apresentavam risco de surto, 123 estavam em alerta e outros 162 em situação satisfatória. No ano passado, 169 municípios fizeram o estudo.

O LIRAa identifica os focos de mosquito em cada município e aponta os principais criadouros na região. Dessa maneira, ele mostra em quais regiões é necessário uma intervenção mais enérgica.

O ministro da saúde, José Gomes Temporão, vem organizando uma caravana de combate à Dengue. A caravana já passou por Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco. Esta caravana tem o objetivo de reunir os gestores de saúde nos 10 estados mais afetados pela Dengue, e mobilizá-los para um esforço coletivo.

O Ministério da Saúde também ataca em outras frentes no combate contra a Dengue. Segundo o ministro, através de campanhas publicitárias, o ministério vem trazendo a tona o depoimento de pessoas que tiveram Dengue e, também, outros casos em que houveram mortes.

Fonte: www.portal.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário