Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conheça o câncer de boca

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer) o câncer de boca trata-se da junção de dois tumores; um no lábio e outro na cavidade bucal. O câncer de boca trata-se de uma doença perigosa, principalmente, por conta de seu difícil diagnóstico. Seu diagnóstico é complicado de ser realizado devido ao fato do câncer bucal ser uma doença passiva, já que surge de forma discreta e não causa dor.

Geralmente, o câncer de boca se desenvolve na parte inferior dos lábios, embaixo e las laterais da língua. A melhor forma de tratamento dessa doença é através de um diagnóstico precoce pois a detecção tardia pode permitir uma evolução do câncer, o que torna o tratamento mais complexo e doloroso, numa estimativa mais pessimista pode, inclusive, matar. 

O que pode auxiliar na descoberta do câncer é a realização de um exame de toque (assim como nos casos de câncer de mama), o ideal é que este exame seja realizado, anualmente, por um dentista. Passe os dedos no interior da boca, a fim de tentar identificar alguma ferida e, no caso de detecção desta ferida, monitore o local. Se a ferida não sumir durante um intervalo de dez dias, procure um médico.

É claro que, como toda a doença, o câncer de boca tem um agente causador; e um dos principais agentes desse tipo de câncer é o cigarro; mas, o consumo de álcool, a falta de higiene bucal, a idade (estima-se que pessoas acima de 40 anos correm mais riscos de desenvolver a doença)  e o uso de próteses dentárias mal ajustadas também contribuem para a formação de um tumor.

Inclusive, a combinação desses fatores aumentam a probabilidade do surgimento do câncer de boca; e no caso de pessoas que já tem o câncer, a combinação do fumo, da bebida e da falta de higiene, ajudam na evolução do tumor já existente.

g1.globo.com;
scribd.com.pt.





Nenhum comentário:

Postar um comentário