Total de visualizações de página

sábado, 15 de janeiro de 2011

Wikipédia comemora aniversário de dez anos

Criada em 15 de janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, a Wikipédia comemora dez anos de sucesso.

Disponível em mais de 270 idiomas e com um conteúdo que ultrapassa 17 milhões de artigos postados por mais de 100 mil colaboradores, a Wikipédia ocupa a quinta posição do ranking dos sites mais acessados do planeta, com mais 410 milhões de visitantes por mês, segundo pesquisa realizada pela Score Media Metrix em novembro de 2010.

Uma prova da popularidade do site foi a propaganda feita pelo seu dono, Jimmy Wales. Wales espalhou banners pelo site convidando os frenquentadores a ajudá-lo na manutenção do site. Em 50 dias foram arrecadados US$ 16 milhões de dólares, necessários para cobrir o orçamento anual do Wikipédia. As doações vieram de mais de 140 países, sendo que destes 85% foram realizadas pela web.

Na quarta-feira, dia 12, durante uma coletiva de imprensa sobre os dez anos do Wikipédia, Jimmy Wales e Sue Gardner, diretora-executiva do site, revelaram as projeções do site. Eles anunciaram a criação de um escritório na Índia, o primeiro fora dos EUA e, segundo Sue, o próximo alvo será o Brasil. O objetivo dessas ações é aumentar o número de leitores e, também o de artigos.

Para celebrar os dez anos da Wikipédia, os voluntários do site organizaram mais de 300 festas em todo o mundo. Segundo o artigo Wikipédia 10, no Brasil vão ser feitas festas, em homenagem ao site, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Na última quinta-feira, Jimmy Wales anunciou, via Twitter, que se dirigia para a primeira festa, em homenagem ao site, que ocorreria em Londres

Fonte: http://www.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário