Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Brasil é o país que concentra maior número de pessoas depressivas

O Brasil é o país que concentra o maior número de pessoas deprimidas no mundo, segundo um estudo publicado na Revista BMC Medicine, que fez um mapeamento do transtorno em 18 países. A depressão está em crescimento e vem se tornando um problema de saúde no mundo inteiro.

Os países que fizeram parte do estudo foram divididos em dois grupos: de alta renda (composto por: Bélgica, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e EUA) e de baixa renda (composto por Brasil - com dados exclusivos de São Paulo, Colômbia, Índia, China, Líbano, México, África do Sul e Ucrânia).

De acordo com a pesquisa, nos países de alta renda, uma média de 14,6% das pessoas já sofreram depressão; no ano anterior esse número era menor, já que 5,5% dos indivíduos desses países tinham o mal. Nos países de baixa ou média renda, 11,1% da população já sofreu de depressão em algum momento da vida; e no ano anterior, esse número era de 5,9%. Dentre os países citadosm vale destacar o Brasil e o Japão; o primeiro lidera o ranking dos mais depressivos (10,4%) e o segundo é o país com o menor número de casos de depressão no mundo (2,2%).

Na pesquisa, além dos casos de depressão própriamente dita, foram estudados casos de: ansiedade (pânico, fobias específicas, fobias sociais e toc - transtorno obsessivo compulsivo), transtornos de humor (transtorno bipolar, disritmia e a depressão propriamente dita).

Fonte: www.jb.com.br

Um comentário:

  1. creio que seja verdade, afinal, quem não se estressa num país desse? Ganhando mal, trabalhando várias horas sem folga semanal, com medo de ser assaltado, assassinado, como as pessoas que já foram...isso tudo deixa a pessoa com medo, acuada, com sindromes, depressivas...

    ResponderExcluir