Total de visualizações de página

domingo, 3 de julho de 2011

O Que é a Gripe Suína?

A Gripe Suína é uma doença causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Essa gripe foi apontada, primeiramente, no México, em 2009; em poucos dias, atingiu outros países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Espanha e Inglaterra. Em julho de 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou que o quadro era de uma pandemia, pois a gripe já atingira dois continentes.

Os sintomas da Gripe Suína são semelhantes aos da gripe comum, porém mais intensos. Segundo o Ministério da Saúde, a vítima de Gripe Suina costuma apresentar febre acima de 38ºC, tosse, dores na cabeça, nos músculos, além de articulações, além de problemas respiratórios. Os sintomas aparecem entre um intervalo de três a sete dias depois do contágio.

A Gripe A só pode ser contraída de pessoa para pessoa. Esse contágio é feito através do ar, principalmente através de tosse, espirro ou contato com a secreção de pessoas infectadas. Para tratar a Gripe Suína, os médicos indicam o Tamiflu, seguindo as orientações da OMS. Ele pode ser encontrado na rede pública, mas somente pode ser adquirido sob receita médica.

Além do Tamiflu há também a vacina. Ela é indicada para o grupo de risco; representado por: idosos, gestantes, crianças que tenham entre 6 meses e 2 anos incompletos, indígenas e profissionais da saúde.

Segundo autoridades, essa nova grupe tem baixa letalidade e, da mesma maneira que a gripe comum, ela mata quando associada a outras doenças ou a baixa imunidade da pessoa infectada. Nesse ano, 104 pessoas morreram de Gripe Suína no Brasil.


www.noticias.terra.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem!!! Muito útil para a população, eu mesma desconhecia alguns dados informados!!!

    ResponderExcluir