Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de julho de 2010

União Européia adota novo pacote de sanções ao Irã

A atitude tomada pelos europeus visa afetar, principalmente, o setor energético "freando" o polêmico programa nuclear iraniano.

O novo pacote de sanções vai mais longe do que aquele adotado no dia 9 de julho pelo Conselho de Segurança da ONU. Em particular, a União Européia decidiu proibir qualquer investimento europeu, assistência técinica ou transferência tecnológico no setor de gás e petróleo.

A Agência Internacional de Energia (AIEA), já estimou, em um relatório recente, que as sanções "deveriam reduzir as necessárias importações de gasolina e de outros produtos" petrolíferos para o Irã e "afetar claramente", a longo prazo, o desenvolvimento das indústrias petrolíferas e de gás.

A partir destas medidas, a Europa e os países ocidentais esperam convencer o Irã a voltar as negociações, com o objetivo de redefinir o programa nuclear iraniano.

Pressionado, o Irã parece estar flexibilizando sua posição. O país anunciou no domingo, em Istambul, que está disposto a iniciar, imediatamente, negociações com potências ocidentais sobre os detalhes de uma proposta de intercâmbio de combustível nuclear, feita em maio, após um acordo com Brasil e Turquia, mas que foi rejeitado na ocasião por ser considerado insuficiente.

Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário