Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sexo casual, mesmo com camisinha, impede doação de sangue

Uma regra para doadores de sangue proíbe pessoas que tenham feito sexo casual de doar sangue. Segundo o artigo da nova legislação, publicado na última terça-feira, 14 de junho, no Diário Oficial da União, a prática sexual variada facilita infecções e transmissões de DST's.

Segundo o hematologista Leandro de Pádua, do Hemocentro São Lucas, localizado em São Paulo, a restrição a pessoas que tenham feito sexo com mais de um parceiro é necessária, pois deve haver um critério na hora da triagem. Segundo ele o HIV, assim como a Hepatite C, são doenças que recorrem cuidados; e, por isso, defende que pessoas sexualmente ativas, que tenham se relacionado com mais de um parceiro, fique em observação até ser comprovada sua aptidão para doar sangue.

Esses cuidados são necessários, porque uma pessoa infectada por Hepatite C ou HIV, que fez exames no Brasil, não consegue saber se está infectada ou não durante os primeiros 70 dias. Dessa maneira, há a possibilidade de uma pessoa infectada doar sangue para alguém que não está.

Fonte: www.noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário