Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Álcool está ligado a casos de câncer de boca nos homens

Um levantamento do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou que o consumo de álccol é o principal causador do desenvolvimento do câncer de boca nos homens, informou a Secretaria de Estado da Saúde. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2008 e fevereiro de 2011. Para sua realização, foram ouvidos 12,5 mil homens e 13,6mil mulheres.

De um total de 2,8 mil pacientes do Icesp, 36% desenvolveram câncer bucal e também na garganta. Segundo Paulo Hoff, diretor da instituição, a ingestão de bebidas alcoolicas em excesso pode contribuir para o aparecimento de câncer na boca, laringe, essôfago, pâncreas e fígado; e também potencializar o aparecimento de câncer provocado por outros agentes, como o tabagismo.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, uma maneira de evitar o câncer é, primeiramente, fazer o auto-exame. Através do toque, nas regiões internas da boca, é possível diagnosticar a presença de caroços, ferimentos e manchas brancas; uma outra medida, ainda mais eficiente é a visita periódica ao dentista, que pode identificar o problema com mais facilidade.

Fonte: www.saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário