Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que é a Poliomelite?

A poliomelite é uma doença infectocontagiosa. Na maioria das vezes, o infectado não morre; porém adquire sequelas que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. Na maioria das vezes, a infecção ocorre por via oral. A forma de prevenção mais correta é através da vacinação; porém, ela só é indicada nos casos de febre acima dos 38º.

O Brasil está livre da Poliomelite há 22 anos, o último caso foi registrado em 1989, na Paraíba. O reconhecimento da erradicação da doença pelas entidades internacionais ocorreu em 1994, quando o país obteve o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone e, desde então, o Brasil mantém coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2005, o Brasil chegou a 95%.

Bêbes e crianças devem ser vacinados. Os bebês devem tomar a vacina contra a poliomelite por via oral quando completarem dois, quatro e seis meses de vida. Porém aos 15 meses, eles devem ser vacinados novamente, como reforço. E as crianças com um e quatro anos de idade.

portal.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário