Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Medicina ganha quatro novas áreas

Foram descobertas quatro novas áreas da medicina que, inclusive, já estão reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Fazem parte dela a medicina da dor, do sono, tropical e paliativa. Amanhã será publicado no Diário Oficial da União a resolusão do Conselho Federal de Medicina, que reconhece as novas áreas. A medida foi tomada para que os profissionais destas áreas sejam reconhecidos como médicos.

Hoje o Brasil tem 350 mil médicos e, destes, 48% (ou seja, quase a metade) é especialista em alguma área. O reconhecimento é justo porque os médicos especialistas acabam estudando por até cinco anos a mais que um médico comum.

As novas especialidades serão reconhecidas por três organizações distintas. São elas: a Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina (já citado) e pela Comissão Nacional de Residência Médica. Por determinação dessas organizações, um médico só poderá apresentar-se como especialista em duas áreas de atuação.

O reconhecimento dessas áreas é fruto de acontecimentos jurídicos; já que a Justiça reconheceu a prática da ortoanásia, que é a suspensão do tratamento para prolongar a vida de pacientes em fase terminal; contudo, a luta para torná-las legais é mais antiga.

www.gazetaweb.globo.com

Um comentário:

  1. Interessante, afinal eu gostaria de tratar as minhas disfunções com relação ao sono. que bom que agora é reconhecida!!! Parabéns, gostei muito da psotagem, além de ser bem instrutiva!!!

    ResponderExcluir