Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alimentos podem agir sobre o humor das pessoas

A comida pode influenciar em nosso humor. Existem alimentos de ação rápida (café, açúcar e álcool), os que levam dias ou semanas (aminoácidos e mineirais) e os de ação lenta (antioxidantes). Isso porque os alimentos estão associados à produção de serotonina, que é um neurotransmissor ligado ao humor.

Os alimentos agem de diferentes formas sobre o humor das pessoas. Alimentos ricos em Ômega 3, por exemplo, podem ajudar na tensão e, também, fazem com que as pessoas sejam mais decididas e menos tensas; os ricos em vitamina B9 são recomendados para quem tem problemas com transtornos bipolares, depressão e esquizofrenia; aqueles ricos em ácidos fólicos melhoram o humor e aumentam a disposição.

Contudo, para que esses alimentos façam efeito é necessário fazer com que o intestino trabalhe bem; pois ele absorve as vitaminas e os minerais. Carboidratos e gorduras, por exemplo, prejudicam o intestino, pois eles dificultam a digestão e, consequentemente, a produção de energia.

É importante fazer uma ressalva. Segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio, não adianta comer esses alimentos porque, cientificamente, fazem bem à saúde. Para que eles possam agir devem ser consumidos com prazer e não por obrigação.

folha.uol.com.br

Um comentário: