Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Câncer de mama é o mais frequênte no mundo

O câncer de mama é o mais frequênte no mundo segundo dados oficiais do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Todo ano ocorrem cerca de 49 mil casos no Brasil, onde as taxas de mortalidade são altas. O grupo de risco são mulheres que tenham mais de 35 anos. Os médicos alertam para a importância do exame de mamografia, que pode apresentar um diagnóstico precoce, permitindo que as providências contra o câncer sejam tomadas a tempo.

Os médicos recomendam a avaliação médica ao invés do auto-exame. Isso porque, o nódulo do câncer só pode ser sentido pelas mãos quando já está com dois centímetros ou mais; enquanto que a mamografia aponta o nódulo quando este ainda tem milímetros.

Para mulheres com menos de 35 anos, o ideal é a ultrassonografia ou a ressonância das mamas. Isso porque a pele de mulheres mais novas é muito densa, o que dificulta a constatação da doença.

Mulheres que tenham casos de câncer de mama na família devem receber um cuidado especial, pois os riscos de câncer aumentam. Nesses casos, o acompanhamento deve ocorrer dez anos antes de quando o parente diagnosticou o problema.

Os médicos aconselham também que as mulheres fiquem atentas ao seio. Qualquer tipo de alteração, secreção, dor ou alterações na pele, podem indicar o surgimento de câncer. E, que se houver algo diferente devem procurar um médico.

saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário