Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Anvisa libera a sibutramina

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a comercialização da sibutramina. A medicação é um moderador de apetite. Dessa maneira, a sibutramina vai continuar sendo comercializada. A decisão foi tomada pelos quatro integrantes da diretoria colegiada agência. Contudo, vão haver regras de controle para a comercialização do medicamento, já que a sibutramina pode causar um aumento da pressão arterial ao usuário.

A sibutramina foi desenvolvida para funcionar como um antidepressivo. Mas seus testes mostraram que ela funcionava como um inibidor de apetite agindo no cérebro das pessoas, fazendo com que as pessoas tenham uma maior sensação de saciedade.

A decisão de manter a sibutramina no mercado é polômica. Pois endocrinologistas e nutrólogos afirmam que ela é eficiente no combate à obesidade; por outro lado, os cardiologistas defendem o argumento de que a sibutramina traz mais malefícios do que benefícios.

Embora tenha liberado a comercialização da sibutramina, a Anvisa decretou algumas normas para a circulação do medicamento no mercado. São elas: a sibutramina só poderá ser vendido sob receita médica, válida por 30 dias, renováveis por um período de dois anos; somente pesssoas que tenham Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30 e que assinem um documento de responsabilidade vão poder consumir o medicamento.

A sibutramina e proibida em outros países. Nos EUA, por exemplo, foi diagnosticado que a droga aumenta o risco de infartos e derrames. No caso dos infartos, pessoas que consumiram a sibutramina tiveram 16% a mais de risco de infarto no miocárdio.

oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário