Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Causador da Doença de Chagas pode ser usado para fins medicinais

Pesquisadores brasileiros acharam uma nova forma de combater o câncer. O Trypanosoma cruzi, protozoário causador da Doença de Chagas, pode ser usado no tratamento. Os pesquisadores conseguiram criar uma vacina contra o câncer usando uma variação do protozoário. O resultado foi comprovado após testes dois testes: um em camundongos e, o outro, em células humanas.

Os testes com camundongos visavam a prevenção e o tratamento do melanoma, que é um tipo de câncer de pele. E o teste com os humanos ocorreu através das células destes; no caso dos humanos, a vacina provocou respostas imunológicas no organismo destes contra alguns tipos de tumores.

O estudo foi realizado em conjunto por representantes do do Centro de Pesquisas René Rachou (CPQRR-Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwig, em Nova York.

Para analisar o protozoário, os brasileiros realizaram uma modificação genética criando o antígeno NY-ESO-1, microorganismo capaz de produzir a mesma molécula fabricada pelas células tumorais.

O método é o seguinte: após a aplicação da vacina com o Trypanossoma cruzi este se confunde com as células cancerígenas. Assim, o organismo entende que as células infectadas pelo câncer são o Trypanossoma; e, dessa maneira, as eleminia do organismo.

Atualmente, só há uma vacina contra o câncer; que é a que age sobre a próstata. O que os pesquisadores querem, agora, é desenvolver um medicamento que possa agir sobre qualquer tipo de câncer.

blogs.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário