Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Luz infravermelha pode combater câncer

Luzes infravermelhas podem ser eficazes no combate ao câncer. Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos usaram uma luz infravermelha que fez com que os anticorpos fossem acionados pelos raios dessas luzes, matando as células cancerígenas, sem prejudicar as saudáveis e, também, sem provocar efeitos colaterais.

Atualmente, existem três maneiras distintas de se tratar um câncer: remoção cirúrgica, terapia radioativa e quimioterapia. Porém, essas formas de tratamentos provocam efeitos colaterais e, sendo assim, a luz infravermelha pode ser mais eficiente.

Para o desenvolvimento da pesquisa, os pesquisadores inseriram células cancerígenas nas costas de camundongos; e, depois, uma substância química chamada IR 700 foi aplicada nos anticorpos dos animais. Estes anticorpos miraram e mataram as células cancerígenas.

O IR 700 fez com que os anticorpos agissem de maneira mais específica, pois atingiram apenas as células cancerígenas. Em experimentos anteriores estes anticorpos não conseguiam fazer a distinção entre as células saudáveis e as cancerígenas; dessa maneira, eliminava ambas.

Se esse experimento der certo com humanos, milhões de pessoas vão poder ser tratadas sem necessitarem de procedimentos cirúrgicos; e, consequentemente, sem sofrerem efeitos colaterais.

veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário