Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cientistas usam mosquitos para combater a dengue

Um grupo de cientistas está usando o mosquito da dengue para combater a doença. O gurpo, que pertence a Universidade de Oxford, alteraram o aedes aegypt genéticamente e, em seguida, soltaram eles nas Ilhas Cayman. Esses mosquitos cruzaram com fêmeas e produziram filhotes com um defeito genético que os fazia morrer antes de chegarem a idade da reprodução. Dessa maneira, a população de aedes aegypt caiu na nas Ilhas.

Mas, por outro lado, os mosquitos, modificados no laboratório, não conseguiram se reproduzir com a mesma frequência que os outros. Sendo assim, a quantidade de mosquitos, transmissores da aedes aegypt, continua grande.

Há dois tipos de dengue: um clássico e outro hemorrágico. Dentre as características da dengue clássica podemos citar: fortes dores de cabeça, febre alta, manchas vermelhas na pele, além de náuseas e vômito. No caso da dengue hemorrágica, os sintomas são: dificuldades de respiração, perda de consciência, agitação e insônia.

Como tratamento podemos indicar, acima de tudo, a consulta médica; mas, também é importante beber muita água, repousar e, em nenhuma hipótese, se deve tomar remédios que tenham como base o ácido acetil-salicílico.

g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário