Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Robôs fazem ponte de safena

Médicos do Hospital Albert Einstein utilizaram robôs para a realização de uma ponte de safena. A operação foi realizada pelo processo de endoscopia robótica, método que utiliza dois braços robóticos. Além dos braços, foi utilizado um tubo responsável pela filmagem e iluminação do procedimento.

Com o auxílio das imagens captadas pela câmera, os médicos comandam os braços robóticos que realizam os procedimentos no corpo do paciente. Os robôs acessam o coração dos pacientes sem a necessidade da abertura do tórax.

Com este método, o período pós-operatório é mais tranquilo, já que não há a regeneração de ossos. Na cirurgia tradicional, o paciente é liberado após um período de 45 à 60 dias; já com os robôs, este prazo fica em cerca de dez dias.

Cerca de 50 mil cirurgias cardíacas são feitas hoje no Brasil. Destas, quase a metade é para a implantação de pontes de safena. A ponte de safena desobstrui as artérias do coração. Sua importância é enorme, já que a osbtrução das artérias é o fator que mais causa mortes no país.

noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário