Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Qual o tratamento adequado para pedra nos rins?

A pedra renal é formada pela ingestão demasiada de substâncias tóxicas como: alimentos gordurosos, álcool em excesso, camarão, calabresa, amendoim, castanha do Pará, e frutos do mar. As pedras nos rins, na maioria das vezes, são pequenas e, por isso, facilmente espelhidas em até três dias, através da urina.

Algumas dicas são importantes para se previnir ou dissolver a pedra. É necessário beber muito líquido (pelo menos dois litros) por dia; não precisa ser necessariamente água, o chá também pode ser uma alternativa, mas cuidado com eles, pois eles contém componentes tóxicos e, sendo assim, se consumidos em demasia, podem formar mais pedras; a cerveja, também contém toxínas, logo é desaconselhável.

Além dos alimentos tóxicos é necessário também a não ingestão de gorduras e frutos do mar. O primeiro é rico em sódio e cálcio, o que pode facilitar a formação das pedras; e o segundocontém altas doses de ácido úrico, que também é um potencializador da formação das pedras.

É preciso, também, estar atento a obesidade. Geralmente quem tem Índice de Massa Corporal (IMC) elevada pode apresentar maior quantidade de cálcio e ácido úrico na urina que, como já foi dito, são potencializadores da formação dos cálculos.

Os rins ficam alojados atrás do abdômen e abaixo das costelas, mais ou menos no meio das costas. Por isso a pedra no rim pode ser confundida com uma dor nas costas. Por isso, para diagnosticar um cálculo renal, o médico pressiona, pelas costas, o local onde o rim fica localizado; em caso de dor é apontada a pedra no rim.

O cálculo renal pode ser identificado através de vários exames, dentre eles: raios-X dos rins e bexiga, tomografia computadorizada helicoidal, ultrassom, urografia excretora (PIV), urografia intra venosa (IVP) e exames de urina.

Fonte: www.g1.globo.com

Um comentário:

  1. Muito interessante...nao sabia de muita coisa!! parabéns pelo esclarecimento!!!

    ResponderExcluir