Total de visualizações de página

sábado, 14 de julho de 2012

Contraceptivos salvam mulheres com gravidez problemática

Uma pesquisa realizada pelo periódico médico 'The Lancet' apontou que métodos contraceptivos vêm salvando a vida de mulheres que realizam partos difíceis ou abortos ilegais. Segundo o estudo, no ano de 2008, mais de 250 mil mulheres foram salvas por estes métodos em todo mundo. De acordo com a pesquisa, se o uso de métodos contraceptivos ocorressem por todo o planeta, o número de mortes, ocorridas durante as gestações, poderiam ser diminuído em 30%.

O uso de métodos contraceptivos são muito importantes para uma gravidez saudável, inclusive no caso do bebê; pois, quando o intervalo de tempo entre o nascimento de um  filho e outro é maior, o risco de morte do segundo filho, durante a infância, diminui em 60% . 

Os contraceptivos trouxeram vários benefícios aos homens e mulheres; isso porque, além de ajudarem a constituir uma gravidez saudável, eles têm a capacidade de auxiliar no planejamento familiar. Um outro fator também importante está no fato de proporcionar mais liberdade sexual aos homens e mulheres. Além de evitar uma gravidez precoce, o contraceptivo também tem a função de prevenir a mulher contra DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis). 

Há vários tipos de contraceptivos e a escolha de um método deve ser feita levando em consideração as características da situação daquela determinada pessoa; fatores como idade, frequência com que pratica o sexo, necessidade reprodutiva e saúde são questões que determinam qual método de contracepção utilizar.

Os métodos contraceptivos podem ser reversíveis ou irreversíveis. Os reversíveis são aplicados temporariamente, ou seja, depois que a mulher abandona esse método, ela pode voltar a engravidar naturalmente. Já os irreversíveis, como o próprio nome sugere, são definitivos; estes métodos são realizados através de intervenção cirúrgica.

Se por acaso, você tem a intenção de engravidar, como método reversível podem ser usados: a tabelinha, que permite controlar o seu período fértil; a camisinha; e o DIU (Dispositivo Intra Uterino) que, como o nome sugere, é colocado no útero e tem a função de impedir a contracepção, ele pode ser encontrado sob a forma de comprimido, pode ser injetável ou, até mesmo sob forma de adesivo.

hyperscience.com;
editoraalaude.wordpress.com;
brasilescola.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário