Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cuidado ao se alimentar na praia!

É muito comum, nas diversas praias espalhadas pelo país, a venda de diferentes tipos de comida. Porém, é necessário ter cuidado com esses alimentos; isso porque, muitos deles, não são armazenados corretamente ou, até mesmo, podem estar fora do prazo de validade.

Existem muitas situações nas quais podemos  dizer que um determinado alimento se encontra fora das condições ideais para o consumo; seguem os exemplos:


  • Alimentos expostos a temperatura ambiente por mais de duas horas;
  • Sanduíches temperados com maionese, leite ou requeijão;
  • Estabelecimentos onde o comerciante não prima pela higiene;
Esse cuidado ao selecionar os alimentos a serem consumidos não é frescura ou qualquer coisa do tipo. Devemos sempre estar atentos a qualidade dos produtos que vamos consumir. Isso porque a má conservação ou o armazenamento equivocado de determinados alimentos podem fazer com que estes fiquem infectados por uma bactéria chamada salmonela. 

A contaminação pela salmonela é perigosa, pois uma vez infectado pela salmonela, o indivíduo pode sofrer com náuseas, vômitos, febre, cólicas e diarreia; podendo ter, até mesmo, um agravamento desse quadro, o que pode resultar em internação.

Outro alimento perigoso, encontrado na praia, é o sanduíche natural. Muitas pessoas consomem esse sanduíche pensando que, por ele ser composto de alimentos leves, é saudável; mas não é bem assim. Isso porque esses sanduíches carregam em suas composições substâncias que podem ser estragadas facilmente devido ao mal armazenamento. Por exemplo, muitas vezes, é possível notar um vendedor de sanduíches que carrega seus produtos sem a tampa do isopor; e, por ele estar destampado, podem estar infectados com alguma bactéria.

O mais indicado para aqueles que vão aproveitar o fim de semana na praia é levar o próprio alimento, as frutas são as melhores opções. Mas, as regras de armazenamento também valem para estes casos; pois alimentos guardados por muito tempo podem contrair bactérias.

g1.globo.com.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário