Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2012

SUS ganha dois novos remédios para o combate a Hepatite C

Dois novos medicamentos que visam o combate a Hepatite C foram incluídos na lista do SUS (Sistema Único de Saúde); tratam-se do Boceprevir e Telaprevir que deverão ser usados por pessoas que tenham cirrose e fibrose avançadas. Segundo o SUS, este grupo de pessoas são os que se encontram sob maior risco de progressão da doença; o Ministério afirma, ainda, que esses medicamentos vão beneficiar 5.500 pacientes em todo o país.

 A estimativa é de que esses remédios estejam disponíveis, em todo o território nacional, em até seis meses.  Segundo Marcelo Araújo, integrante do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, com esses novos remédios, a qualidade no atendimento a pacientes com hepatites virais pode ser dobrada.  

Ao que tudo indica o Ministério da Saúde quer melhorar, de maneira geral, o atendimento aos casos de Hepatites. Isso porque, segundo o ministro Alexandre Padilha, o Ministério quer apresentar os resultados de exames médicos mais rapidamente; e, para isso, já adquiriu 2,8 milhões de testes rápidos. Atualmente são diagnosticados 33 mil casos de diferentes tipos de Hepatites em todo o Brasil.

A Hepatite C é uma doença crônica que evolui lenta e silenciosamente. Sua evolução pode provocar cirrose e câncer no fígado. Geralmente, a Hepatite C é contraída através da contaminação sanguínea causada por transfusões de sangue ou qualquer procedimento com agulhas que estejam sujas de sangue.

band.com.br;
g1.globo.com;
noticias.r7.com.




Nenhum comentário:

Postar um comentário