Total de visualizações de página

domingo, 7 de outubro de 2012

Anticoncepcional masculino pode estar próximo

Uma substância acena com a possibilidade de se tornar um anticoncepcional masculino. Pesquisadores da Universidade de Harvard vêm trabalhando no desenvolvimento de uma substância que atuaria diminuindo a produção do esperma podendo causar um estado de infertilidade temporário. Este medicamento, na verdade, já existe; porém ele é comercializado apenas na China. O remédio seria bem vindo nos casos que envolvem mulheres que não podem fazer uso de anticoncepcionais por motivos diversos.

O nome do remédio é Nefertil. Embora esteja sendo comercializado na Ásia, esse medicamento foi desenvolvido e  é produzido aqui no Brasil desde 1980, mais precisamente no Centro de Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFB); mas, infelizmente, sua comercialização não é autorizada pelos órgãos de saúde do Brasil.

Há uma curiosidade envolvendo esse medicamento. Inicialmente, ele foi testado como forma de tratamento para o câncer de pulmão; e, somente durante os testes, foi que os cientistas começaram a perceber que o medicamento poderia ter outra aplicação. 

Existe uma dúvida quanto a aceitação de um anticoncepcional masculino. Isso porque a cultura masculina é muito diferente da feminina e, sendo assim, o homem poderia criar uma resistência a um tratamento como esse. Contudo, é importante lembrar que o anticoncepcional masculino potencializaria muito a proteção naqueles casos nos quais as mulheres, por motivos variados, não podem usar anticoncepcionais. 

Já que não podemos usar a tal pílula ainda, a camisinha, velha conhecida, ainda é o método mais indicado. Mas, mesmo já sendo bem comum entre o público masculino, é sempre bom lembrar de algumas questões envolvendo seu uso; lembre-se de que, quando for colocar a camisinha, é necessário apertar a sua ponta, a fim de saia o ar ali acumulada ( se ele permanecer na camisinha, pode estourá-la; ou o esperma pode aproveitar o vaco e subir até a base do pênis o que faria com que o esperma saia e entre em contato com a mulher).

glog.globo.com/luizfernandodale/;
infoescola.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário