Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Queijo coalho pode ajudar a prevenir câncer

O queijo coalho pode atuar como modo de prevenção de várias doenças. Segundo um estudo divulgado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o queijo coalho tem essa função preventiva graças a ação dos peptídeos bioativos, que são pedaços de proteínas encontradas no leite. Essas proteínas combatem os radicais livres, que podem ser o ponto inicial para o desenvolvimento de várias doenças, dentre estas o câncer.

Além de possuir ação preventiva, o queijo coalho é muito nutritivo. Ele auxilia o corpo na absorção do zinco, que é importante para a reprodução celular e para a ativação de enzimas; além disso, o queijo coalho também regula a flora intestinal.

Como todo o alimento, o queijo coalho a ser consumido deve, logicamente, apresentar boas condições de consumo. Uma forma de verificar se o queijo apresenta tais qualidades é reparar se ele apresenta o rótulo da Adagro - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária - escrito "SIE"; uma outra maneira é reparar nas condições de armazenamento do queijo.

O queijo apresenta um alto valor nutricional, que pode variar de queijo para queijo. De uma maneira geral, o queijo apresenta boas quantidades de: proteínas, minerais, cálcio, zinco e potássio; além disso, apresenta uma grande variedade de vitaminas.

Confira abaixo os principais benefícios dos nutrientes encontrados no queijo:


  1. Proteínas _ as proteínas do queijo contém um alto teor de aminoácidos que fazem com que sua digestibilidade seja próxima a 95%; ou seja, as proteínas do queijo são absorvidas quase que totalmente quando chegam no intestino; e, ao serem absorvidas, essas proteínas fornecem ao organismo os aminoácidos necessários para o desenvolvimento do corpo.
  2. Cálcio _ O cálcio que pode ser encontrado em todo derivado do leite (e o queijo é um derivado do leite). Esse cálcio é importantíssimo para o fortalecimento dos ossos e, sendo assim, evita a osteoporose e, também, auxilia na formação dos dentes, ossos e cartilagens.
  3. Vitaminas _ Geralmente o queijo é uma boa fonte de Vitamina B9 e Vitamina A. A Vitamina B9 é importante para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina; e a Vitamina A é importante para a visão, também fortalece os ossos, protege a pele e conserva o cabelo.


g1.globo.com;
infoescola.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário