Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Saiba mais sobre a coqueluche

A coqueluche se trata de uma doença infecciosa, que pode ser transmitida com facilidade; ela atinge as vias respiratórias, causando crise de tosses e falta de ar. Os recém-nascidos e as crianças pequenas são as principais vítimas da coqueluche, sendo esta a quinta maior causa da mortalidade infantil no Brasil. 

O principal fator que torna a coqueluche uma ameaça é o fato de a vacina não ser tomada corretamente; pois as pessoas costumam tomar a primeira dose e se esquecem da necessidade de reforço. Este reforço aumenta o tempo de imunidade, que passa a ser de cinco a dez anos. Crianças menores de sete anos podem conseguir a imunidade através do SUS; este oferece uma vacina tetravalente ( combate quatro doenças diferentes, são elas: difteria, tétano, coqueluche e meningite).

A coqueluche pode ser contraída de diferentes mameiras e mais de uma vez. A doença pode ser pega através de uma bactéria. A principal forma de contaminação se dá através do contato direto com outras pessoas já infectadas. 

Porém há uma outra maneira, muito perigosa, de transmissão da doença: o pano de prato molhado; este estado (molhado) faz com que o pano se torne abrigo para bactérias; e, infelizmente, algumas pessoas acabam usando o pano para secar as mãos e a boca. Uma maneira de evitar que isso ocorra, é lavar, todos os dias, os panos de pratos. É recomendável deixá-los de molho em uma mistura com água e sabão e, depois, secá-lo. 

Os sintomas da coqueluche são parecidos com os de um resfriado qualquer; são eles: forte tosse, mal-estar e falta de apetite. Se a doença não for tratada ela pode evoluir causando vômitos, dificuldade de respiração, cansaço, febre alta e pneumonia. Durante as crises de tosse, causadas pela doença, é importante não deixar a criança deitada de barriga para cima pois, dessa maneira, ela pode acabar sufocada pela secreção.

g1.globo.com/bemestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário