Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saiba mais sobre a osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, que, geralmente, se revela após a primeira fratura de um osso. Suas principais vítimas são as mulheres que se encontram no período pós-menopausa; pois estas mulheres perdem o estrógeno, que é responsável pela densidade óssea. Ela ocorre devido a perda da massa óssea, ou seja, da diminuição da quantidade de ossos. 

A principal preocupação acerca da osteoporose está no fato desta doença não ter cura; sendo assim, o tratamento possibilita, apenas, uma diminuição dos riscos de lesões. E, essa falta de "remédio" para a doença vem preocupando o Governo Federal que, no ano de 2011, gastou cerca de R$ 80 milhões com internações de idosos que sofreram fraturas consequentes da doença. Além do Governo Federal, o Ministério da Saúde, também, mostra preocupação com a osteoporose pois, segundo o órgão, os tombos e as fraturas, frutos da osteoporose têm, tomado contornos de epidemias.

Para evitar a osteoporose, não é necessário agir logo no início da vida, os problemas que podem provocar a osteoporose no futuro somente começam a se desencadear por volta dos 30 anos de idade. É a partir dessa faixa etária que o organismo começa a envelhecer e a perda óssea se dá com maior destaque; e, para combater esse problema, é necessário lançar mão de cálcio para que o organismo possa se livrar da doença.

Assim como toda a doença, a osteoporose pode ser prevenida e, está prevenção, está baseada na qualidade de vida adotada. Dietas ricas em cálcio (que pode ser encontrado no leite e seus derivados), exercícios físicos, tomar sol e evitar o tabagismo e as bebidas alcoólicas; são medidas que já contribuem para um envelhecimento com mais saúde e qualidade de vida.

terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário