Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dicas para se prevenir contra o câncer de mama

O câncer de mama é um dos mais incidentes em todo o mundo (só esta atrás do câncer de pele em incidências). Estima-se que no Brasil ocorra pouco mais de 52 mil novos casos neste ano (3,4 mil casos a mais que no ano passado). O câncer de mama pode ocorrer por alguns motivos, como: gestação tardia, pouca amamentação e, além destes, aspectos hormonais e genéticos. 

De maneira mais específica podemos dizer que corre mais risco de desenvolver o câncer de mama as mulheres que apresentam o seguinte perfil: mulheres que: menstruaram antes dos 12 anos, entraram na menopausa antes dos 50, que tiveram a primeira gravidez antes dos 30, que fizeram reposição hormonal pós-menopausa por mais de cinco anos ou que passaram por radioterapia antes dos 40 anos. 

Além desses fatores, o estilo de vida também é importante para a prevenção. Mulheres que realizam dietas frequentes, que se exercitam e que não ingerem álcool; são menos propensas a desenvolver essas doenças. Porém, os cuidados não se resumem a atitudes individuais; primeiramente, os médicos indicam um exame de check-up aos 35 anos; e a mamografia anual ao chegar aos 40 anos.

Mesmo sendo uma doença perigosa, o câncer de mama tem cura. Contudo, para que isso seja possível, é imprescindível que ele seja diagnosticado em um estágio primário; sendo diagnosticado nessa fase, as chances de cura chegam a um percentual que vai de 90% a 94%. Nessa fase, o tratamento através da mamografia é suficiente para eliminar a doença. Mas, infelizmente, ao que tudo indica, esse diagnóstico precoce não está ocorrendo, pois, no ano de 2010, a doença fez quase treze mil vítimas (entre homens e mulheres).

noticias.r7.com;
portalsaofrancisco.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário