Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cartilha vai orientar pessoas com Síndrome de Down

O Ministério da Saúde publicou uma cartilha para orientar o atendimento a portadores do Síndrome de Down. Segundo o ministro Alexandre Padilha, o intuito da cartilha é tornar o tratamento da doença mais humano; além disso, o documento tem o objetivo de mostrar quais doenças ameaçam mais o portador da Síndrome de Down. 

O material apresenta, em seu conteúdo, instruções sobre como identificar, visualmente, a síndrome. As características da Síndrome de Down podem ser físicas e intelectuais. Seguem algumas peculiaridades da doença: base do nariz plana, rosto aplanado, cabelo fino, musculatura menos eficaz e retardo mental.

A Síndrome de Down trata-se de um excesso de material cromossômico no cromossomo 21 que, em vez de dois, apresenta três cromossomos. Esse número a mais faz com que o portador da Síndrome de Down apresente as características já mencionadas acima. Além desses problemas característicos, a Síndrome de Down pode trazer, como consequência, o desenvolvimento de alguns efeitos colaterais, dentre eles: cardiopatia.

Quando uma pessoa nasce com Síndrome de Down, não e simples inseri-lo na sociedade. Contudo, há trabalhos específicos que o ajudam nessa inserção, tais como: fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, por exemplo. Quando chegar a época da escola é preciso examinar a pessoa para ver qual o grau de comprometimento dela; se for um comprometimento leve, a criança pode ser matriculada numa escola comum, para ajudar no desenvolvimento; contudo, o professor deve ter um pouco mais de paciência com essa criança. 

g1.globo.com;
drauziovarella.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário