Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Saiba mais sobre o infarto

De uma maneira teórica, o infarto, ou infarto do miocárdio, ocorre quando o fluxo de sangue, destinado a uma parte do coração, é bloqueada, por um tempo prolongado que, por isso, o músculo é danificado ou morre.  

O infarto se dá por conta de um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias; dessa maneira, se acumula colesterol nas tais artérias, que são responsáveis por levar o sangue e o oxigênio para o coração. Logo, com esse fluxo sanguíneo bloqueado, o coração fica sem oxigênio e as células cardíacas morrem; além disso se formam placas de substâncias que deveriam ser conduzidas pelo sangue. 

A presença dessas placas são péssimas para o fluxo sanguíneo pois podem provocar os chamados ataques cardíacos. Esses ataques se dão das seguintes maneiras:


  • as placas podem provocar fendas ou lacerações nas artérias que, depois de formadas, podem provocar o coágulo sanguíneo. Esse coágulo pode bloquear, completamente, o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração dando-se, assim, o ataque cardíaco;
  • ou, ainda, essas placas podem, praticamente, bloquear uma artéria coronária, o que é muito perigoso; pois o sangue, que circular no pequeno espaço que sobra da artéria, pode não conter o oxigênio suficiente para irrigar o corpo, ocorrendo, assim, o ataque cardíaco.
Embora seja um problema grave capaz de levar a morte, há algumas providências que podem nos prevenir contra os infartos. Abaixo seguem algumas dicas, confira:

  1. Pare de fumar. O abandono do tabagismo é uma ótima maneira de se prevenir contra o infarto, pois o risco de uma pessoa infartar diminui em 50% depois de dois anos de abandono do cigarro; e, num período entre sete e doze anos, o risco passa a ser o mesmo do que corre uma pessoa que nunca fumou.
  2. Se exercite com regularidade. Exercícios leves (como andar e correr) por três vezes na semana, durante um período de 30 minutos. Uma rotina dessa, já é suficiente para garantir resultados positivos.
  3. Alimente-se saudavelmente. Controle a quantidade de calorias ingeridas diariamente. Para isso, tente organizar uma dieta baseada em frutas, verduras e legumes. Diminua a ingestão de sal (tente consumir menos de seis gramas por dia). Evite os alimentos ricos em colesterol como carne e ovos. 
minhavida.com.br;
portaldocoracao.wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário