Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Trabalho excessivo aumenta o risco de ataque cardíaco

De acordo com um estudo publicado no periódico Daily Mail, trabalhar mais de oito horas por dia traz sérios problemas a saúde; dentre estes o risco de ataque cardíaco. Portanto, pessoas que costumam fazer horas extras no trabalho podem estar pondo em risco sua saúde. Segundo os pesquisadores, a combinação do estresse com o aumento da pressão arterial e dietas pouco saudáveis podem levar as pessoas ao ataque cardíaco.

O risco do ataque ocorre pelo fato do cérebro estar exposto, por um longo período de tempo, a problemas provocados pela rotina de trabalho; e estes não são ruim apenas para o trabalhador mas, também, para os empresários em geral que passam a ter empregados menos concentrados na sua rotina diária e, consequentemente, esses problemas acabam prejudicando a produção e, também, podem provocar acidentes de trabalho.

Além do ataque cardíaco, problemas mentais também fazem parte das consequências negativas de uma rotina de trabalho intensa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), transtornos mentais leves atacam, aproximadamente, 30% dos trabalhadores; e, os transtornos mais graves entre 5% e 10%. 

Aqui no Brasil, os dados do INSS comprovam essa informação, pois o número de pessoas aposentadas por invalidez ou auxílio-doença, mostra que os transtornos mentais ocupam a terceira posição na lista de aposentadorias precoces.

O agente causador do estresse não é apenas o excesso de trabalho em si, a doença pode ser causada por outros fatores como: o ambiente em que o trabalho é realizado, a estrutura da empresa e as características do indivíduo.

Embora, muitas vezes, uma pessoa estressada precise de ajuda médica, há algumas atitudes que podem contribuir para a prevenção do problema; confira:


  • Ter um bom ambiente de trabalho;
Se você for o chefe:
  •  dê atenção a seus comandados e fique atento ao comportamento destes pois, se estiverem estressados, pode ocorrer uma mudança;
  • Não explore os comandados, estipule um limite de produção;
  • Ofereça prêmios como planos de carreira;
  • Seja flexível, negocie um possível adiantamento das férias.
noticias.r7.com;
scielo.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário