Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bebidas que fazem a dieta funcionar melhor

Muitas bebidas apresentam benefícios importantes ao nosso corpo pois, além de hidratar, apresentam vários   nutrientes que ajudam no bom funcionamento do corpo e, além disso, auxiliam na hidratação. Abaixo, segue uma série de bebidas que podem desempenhar um papel fundamental na nossa dieta.

Água

Esse líquido é importantíssimo, pois é a principal fonte de hidratação do organismo. Além disso, ela é fundamental para as reações metabólicas e celulares do nosso corpo (durante o trabalho do metabolismo, nosso corpo perde muita água; portanto é fundamental estarmos abastecidos). 

Aqueles que costumam substituir a água por refrigerantes, por exemplo, devem saber que além da sensação de frescor, a água proporciona a hidratação da nossa pele; ou seja, quanto mais bebermos água, melhor será a nossa aparência.

Sucos de frutas

Os sucos de frutas são ótimos para a saúde, pois apresentam uma composição riquíssima. Neles podemos encontrar vitaminas, antioxidantes, minerais e, logicamente, água. Contudo, vale lembrar que eles devem ser consumidos após o preparo; pois, quando não são consumidos rapidamente, algumas vitaminas podem ser dissolvidas pela água em cerca de 30 minutos após o preparo. Outro benefício dos sucos está na possibilidade dele ser misturado; ou seja, é possível usar várias frutas para prepará-lo. Essa mistura é excelente, pois une as vitaminas de todas as frutas usadas no preparo.

Leite

O leite também é importantíssimo para a saúde, pois ele é a nossa principal fonte do cálcio, que torna nossos ossos mais fortes e saudáveis. Por beneficiar os ossos, o leite ajuda, indiretamente, no crescimento de uma pessoa. Pessoas que não consomem leite obrigam os ossos a usarem o cálcio estocado no organismo. Sendo assim, se esse estoque terminar, essas pessoas podem desenvolver a osteoporose, que ocorre quando nossos ossos estão fracos e acabam se quebrando. 

Cuidado! Muitas pessoas gostam de consumir o leite misturado com o café; isso não é recomendado, pois a cafeína impede a formação de substâncias que ajudam o organismo a absorver o cálcio contido no leite.

Chá mate

O chá mate, também, é uma bebida riquíssima, pois contém as vitaminas E e do complexo B; e, além disso, cálcio, magnésio, sódio e ferro. Contudo, é indicado que seu consumo seja moderado; pois o chá mate contém cafeína que, em excesso, pode gerar irritabilidade e dificuldade de concentração. Por esses motivos, o mais indicado é que consumamos, no máximo, três xícaras de chá mate por dia.

Além de apresentar uma composição riquíssima, o chá mate tem o poder de controlar o colesterol. De acordo com um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o chá mate não só diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), como, também, aumenta a taxa do colesterol bom (HDL).  

Café 

O café é muito popular entre as pessoas, de uma maneira geral. Isso pode ser explicado pelo fato da bebida não apresentar calorias e, também, por ter o poder de nos manter despertos. Contudo, quando consumido em excesso, o café não apresenta esses benefícios; inclusive provoca alguns malefícios como: dificuldade de concentração e aumento da pressão arterial.

Pelos motivos, citados acima, devemos maneirar no café e beber, no máximo, seis xícaras de café por dia. Esse consumo moderado pode fazer com que o café aja como um antioxidante no organismo, nos prevenindo contra o envelhecimento e contra doenças  como, por exemplo, o câncer.

minhavida.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário