Total de visualizações de página

sábado, 6 de outubro de 2012

Confira os cuidados para preparar o açaí

Todos sabem que o açaí é uma fruta muito nutritiva, porém é preciso ter cuidado com a higiene durante o seu preparo; isso porque, se não for preparado com limpeza, o açaí pode transmitir a Doença de Chagas. Segundo o Ministério da Saúde, muitos casos de Doenças de Chagas têm origem na má higienização de alimentos.

Veja, abaixo, alguns cuidados a serem tomados no preparo do açaí:

Higiene: É necessário estar atento as máquinas que batem o açaí. Mantenha as vasilhas onde estão o alimento bem cobertas. Ao selecionar os caroços de açaí, lave-os bem e, posteriormente, mergulhe-os numa mistura que deve conter 10 litros de água comum e 30 ml de água sanitária. E, se por acaso você vai consumir o açaí na rua, repare nas condições de higiene do recinto.

Polpa: Quando for comprar a poupa, verifique se a embalagem apresenta o número de registro do produto junto ao Ministério da Agricultura. Se a polpa tiver esse certificado, não há risco; pois, para a comercialização de polpas de sucos tropicais é necessário o aval do Ministério da Agricultura.

Congelamento: Para que qualquer possibilidade de contaminação seja rechaçada, congele a polpa do açaí a - 20ºC por, pelo menos, oito horas; devido a estas condições, não deve ser usado o congelador da geladeira, pois este não pode chegar a essa temperatura; geralmente, esse alimento é congelado em câmara.

Pasteurização: O mais recomendado é comprar a polpa de açaí pasteurizada. Isso porque o processo de pasteurizar o açaí elimina qualquer possibilidade de contaminação. Isso porque, quando o açaí é exposto a esse processo, ele é aquecido durante alguns segundos a uma temperatura que varia entre 80 e 90ºC; e, logo depois, a poupa de açaí é resfriada.

oglobo.globo.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário