Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicas para treinar a memória

Muitas vezes esquecemos de umas coisas, enquanto lembramos de outras. Para que não fiquemos nos esquecendo das coisas, se faz necessária a atenção a algumas dicas dadas pelo neurologista Tarso Adoni, do Hospital Sírio-Libanês e pela pediatra Ana Escobar, nesta quinta-feira, dia 29, durante o programa Bem Estar.

A primeira dica é a realização de associações. Estabeleça ligações entre nomes de pessoas e objetos. Exemplo: colocar algo em determinado local que te faça lembrar daquilo; repitir o que deve ser feito, isso ajuda a fixar o compromisso na memória; escrever as obrigações funciona parecido com a repetição, a única diferença é a forma (a primeira oral e a segunda escrita); a visualização mental também é uma saída, veja o que está pendende; isso ajuda a memorizar o que deve ser feito.

Existem muitos fatores que afetam nossa memória, dentre eles podemos destacar: o estresse, a depressão, a pirvação do sono, a deficiência de vitaminas, o hipotireoidismo e as doenças degenerativas.

Há algumas dicas importantes para treinar a memória. São elas: a leitura, o abrendizado de algum idioma, jogar jogos de estratégia, participar de reuniões de grupos sociais, pesquisar áreas que não são de seu conhecimento, fazer atividades manuais (como artesanato e carpintaria), tocar um instrumento musical e modificar as rotinas.

Além desses fatores, a alimentação pode ajudar na memória. Comidas ricas em: glicose e vitamina B12 (encontrada em: carnes, leite e seus derivados e ovos) são importantes para a memória.

g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário