Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ONU apóia plano contra doenças crônicas

A fim de evitar o aumento das doenças crônicas no mundo, a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu uma Assembléia-Geral para falar sobre as doenças crônicas. O evento ocorreu hoje. Se o mundo não conseguir combater as doenças crônicas, os países, de uma maneira geral, vão correr riscos econômicos.

Segundo Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU, as doenças não transmissíveis ameaçam o desenvolvimento; pois atingem os mais necessitados e vulneráveis de uma maneira muito dura e os arrastam ainda mais para a pobreza.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as doenças não transmissíveis matam 36 milhões de pessoas por ano. Nos próximos 20 anos a Organização Mundial da Saúde acredita que o número de mortes chegue a 52 milhões por ano.

Dentre essas doenças se destacam: as cardíacas, o câncer, o diabetes, as doenças mentais e as doenças respiratórias. Algumas delas, têm se iniciam com os maus hábitos como: alimentação desregrada, o tabagismo, o alcoolismo e, também, o sedentarismo.

Durante a Assembléia Geral da ONU foram apresentadas algumas recomendações que podem ajudar na prevensão destas doenças. São elas: o uso de dietas saudáveis e procurar estar em ambientes em que sejam proíbidos os cigarros.

Segundo o Professor de Saúde Pública, K. M. Venkat Narayan, da Universidade Emory, de Atlanta, nos EUA, eventos como a Assembléia Geral da ONU ajudam as autoridades a prestarem a atenção nesses problemas ligados a saúde mundial; pois, segundo ele, os governantes não vêm se preocupando muito em adotar medidas eficazes contra as doenças crônicas.

A grande questão é como as grandes empresas, que fabricam os produtos que causam a obesidade e as doenças respiratórias (como é o caso do tabaco e de alguns alimentos) vão se portar diante dessas campanhas contra seus produtos.

reuters.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário