Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

Vacina de prevenção da pólio deve ser aplicada através de injeção

A vacina contra a poliomelite deve ser aplicada através de injeção em detrimento das gotas. Médicos apóiam a troca. A substituição pode ocorrer porque o método da injeção não apresenta riscos de reações adversas, como ocorreu com uma criança em Pouso Alegre, que pode ter desenvolvido a doença, após receber a vacina através de gotinhas.

Segundo Renato Kfouri, médico e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), durante a administração das primeiras doses, o vírus pode sofrer mutação no intestino e voltar a causar a doença; e por isso está sendo estudada a possibilidade de aplicar a vacina sobre a forma de injeção.

O Ministério Público afirma que casos de contaminação por poliomelite através de vacinas, devem ser comunicados ao Ministério da Saúde em até 48 horas, pois a demora impede ações de vigilância e cria dificuldades em saber se a doença foi causada pelo vírus atenuado da vacina ou não.

A vacina Salk, que é a quela aplicada por injeção, é melhor que a Sabin (gotas), porque é feita com o vírus morto. Com o microorganismo inativo, a poliomelite não pode surgir naqueles que forem vacinados.

Mesmo cogitando a substituição, o Ministério da Saúde afirma que a vacinação através de gotas pode imunizar, indiretamente, toda a população através da circulação do vírus atenuado que é eliminado através das fezes de crianças vacinadas.

g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário