Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adultos são os principais transmissores de coqueluche aos bebês

Os Adultos e adolescentes são os principais transmissores de coqueluche aos bebês. A doença, inclusive, está voltando a ser um problema de saúde pública. De acordo com estudos divulgados pela publicação médica "Pediatric Infectious Diseases" , divulgados entre 2004 e 2007, mostram que os bebês adquirem a doença de familiares como: pai (16% dos casos), mãe (33%) e os avós (8%). A coqueluche, dentre as doenças combatidas por vacinas, é a quinta maior causa das mortes em crianças com menos de cinco anos de idade.

De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), órgão pertencente ao Ministério da Saúde, foram confirmados 593 casos de coqueluche neste ano (2011); dentre estes, 451 ocorreram em crianças com menos de um ano.

Vários estados brasileiros registraram óbitos causados por coqueluche. A maior incidência ocorreu no estado de São Paulo (15 mortes); o Rio de Janeiro registrou dois casos; além destes, Roraima, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contabilizaram óbitos.

A principal forma de prevenção contra o coqueluche é a medicação, pois os anticorpos são produzidos a partir do momento em que o corpo recebe a vacina tríplice bacteriana ou DTP ( a sigila quer dizer difteria, tétano e pertússis - o mesmo que coqueluche).

A criança deve ser vacinada contra o coqueluche em três períodos distintos: aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. Além destes períodos é recomendado um reforço aos 15 meses de idade e, também, entre quatro e seis anos.

A bactéria que transmite a coqueluche produz uma toxina que entra na corrente sanguínea, causando tosses intensas e duradouras; as tosses podem durar meses. Além das tosses, posteriormente, podem ocorrer vômitos.

O microorganismo B. pertussis, causador da coqueluche, se aloja nos sílios do nariz e da faringe. Com relação aos sílios, o microorganismo faz com que eles fiquem parados, tornando o local ideal para o surgimento de outras doenças como a pneumonia bacteriana.

Os primeiros sintomas da doença surgem entre uma e três semanas de contágio. Antibióticos podem ser usados como preventivos e também são indicados para quem está com a doença pois, este medicamento, combate as bactérias.

Não é somente no Brasil que a coqueluche é uma ameaça. Nos EUA, no ano de 2010, foram detectados 27.550 casos. Além deste, países da Europa passam pela mesma situação; no continente europeu foram registrados 15.749 casos. A Austrália também foi vítma da coqueluche, pois registrou 35 mil casos entre julho de 2010 e 2011.

g1.globo.com

Um comentário:

  1. eu ia postar ontem essa matéria...rsrsrs

    muito importante esta informação...eu mesma, por exemplo, havia esquecido dessa doença e não sabia que um dos principais sintomas é a tosse. Ou seja, seus sintomas são semelhantes ao da tuberculose, portanto, é bom ficar sempre atento!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir