Total de visualizações de página

sábado, 23 de junho de 2012

Brasil investe na produção da vacina BCG

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o Brasil vai investir R$ 52 milhões na produção da vacina BCG. Essa vacina deve ser aplicada em crianças menores de cinco anos e é usada para a prevenção contra a tuberculose. A BCG é tão importante que uma única dose é capaz de garantir imunização por toda a vida.

De acordo com Padilha, o Brasil está no caminho certo no combate a tuberculose. O ministro afirmou que o Brasil já atingiu, em 2011, a meta proposta em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de reduzir em 50% o  número de casos de tuberculose até o ano de 2015. Padilha, inclusive, já informou o próximo plano do Ministério da Saúde pro futuro que é de aumentar o número de pessoas curadas para 80% dos infectados.

Ao que tudo indica, o Brasil realmente vem evoluindo no combate a doença; pois, dentre as capitais, o Rio de Janeiro, por exemplo, respondia por 97,5 de doentes em um total de mil enfermos. Hoje, a cidade apresenta um total de 79,3 pessoas.

Uma das explicações para o avanço no combate a tuberculose pode estar na forma de tratamento da doença. Uma nova metodologia possibilita que o diagnóstico da doença seja feito em, apenas, uma hora e meia; só para efeito de comparação, o modo anterior de tratamento levava de dois a 60 dias para indicar se uma pessoa tem tuberculose ou não.

Outro motivo para a evolução no tratamento da doença são os medicamentos utilizados. Antes desse novo método, uma pessoa que contraía tuberculose tinha de ingerir uma bateria de medicamentos; agora, o tratamento é feito através da ingestão de um único comprimido.  

Mesmo com as novas formas de tratamento, a Tuberculose ainda é uma doença preocupante. O Brasil, por exemplo, responde por 72 mil casos da doença, sendo cinco mil mortes; desse total de casos, 15 mil ocorreram no Rio de Janeiro. Esses números altos fazem do país o 19º de uma lista, elaborada pela OMS, com os 22 países com as maiores incidências da Tuberculose.

odia.ig.com.br;
oglobo.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário