Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vacine seu filho contra a Poliomelite

Vai ter início a campanha nacional contra a Poliomelite. Segundo  o Ministério da Saúde, a campanha vai ter como objetivo imunizar crianças menores de cinco anos. A partir do próximo sábado, dia 16, a vacina contra a Poliomelite vai estar disponível em 115 mil postos espalhados por todo o país.

Embora a Poliomelite já tenha sido erradicada no Brasil, a vacinação é necessária porque outros  países ainda apresentam problemas com a doença e sempre há o risco de chegada de pessoas que venham desses países para cá. Segundo Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde, a vacina de aplicação oral é segura. Porém, ela é contra-indicada para crianças que apresentem febre ou alguma doença aguda.

O cronograma para crianças que nunca foram vacinadas contra a Poliomelite é o seguinte: crianças nunca vacinadas antes devem receber a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses; essas duas doses são aplicadas de forma injetável. A terceira dose e a quarta devem ser aplicada aos seis e aos 15 meses, respectivamente.

A poliomelite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa que afeta, principalmente, as crianças pequenas, mas pode infectar, também, os adultos. A doença é adquirida através do contato com o vírus que pode ocorrer através da ingestão de alimentos e água contaminada.  A poliomelite é muito perigosa, pois pode provocar paralisia e deformações no corpo.

A infecção pela poliomelite ocorre oralmente. Seus sintomas são: febre, dores de garganta, gripe, náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus da poliomelite se espalha pelo corpo através da corrente sanguínea e atinge vários órgãos, principalmente os que fazem parte do sistema nervoso (cérebro, coração e fígado).

A partir do momento em que o vírus atinge o sistema nervoso, ele começa a destruir os neurônios motores, que são responsáveis pelo estímulo que provoca a contração do músculo. Daí a importância da vacinação, pois se o vírus causador da Poliomelite não for combatido, como foi dito acima, ele destrói os neurônios responsáveis pela coordenação motora, fazendo com que a pessoa fique paralítica.  

noticias.r7.com;
wikipedia.org.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário