Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sorvete pode aliviar dores na garganta

Ao contrário do que muita gente pensa, o sorvete pode ser solução para aqueles que sentem dores de garganta. Segundo o otorrinolaringologista Valmir Murbasch, o sorvete faz o inverso, pois ao invés de irritar a amídala, por ser refrescante, o sorvete consegue aliviar as dores na garganta. Sendo assim, segundo o especialista essa tese de que sorvete irrita a garganta é um mito que vem de gerações passadas.

Realmente, o que diz o especialista pode ter fundamento, pois não existe nenhum estudo que prove que o sorvete provoque dores na garganta. O que se sabe, até então, é que alguns vírus causam as tais dores e, logicamente, eles não estão nos sorvetes.

Para comprovar que o sorvete é o alimento indicado para a garganta, podemos dizer que muitos médicos o incluem na dieta de pessoas que acabaram de realizar procedimentos cirúrgicos na boca; isso porque, além de ser cremoso e, logo, fácil  de ingerir, o fato dele ser gelado, faz com que diminua a irritação e coagule o sangue.

A dor de garganta trata-se de uma inflamação. Ela é provocada pela a ação de vírus e bactérias que, inclusive, podem agir em conjunto. As dores de garganta duram um tempo considerável e podem ser os primeiros sintomas de várias doenças (tanto de doenças graves, quanto de outras consideradas simples). Os sintomas característicos da dor de garganta ou faringite são: irritação da garganta (logicamente), febre, pus na garganta, dor de ouvido e o aumento dos gânglios do pescoço (com dores no local).

Esses vírus causadores de doenças se instalam em nosso organismo por culpa nossa, pois comportamentos negligentes com a saúde como: fumo, consumo de álcool, inalação de substâncias químicas, ingestão de substâncias que provocam ardência ou arranham a mucosa que reveste a garganta são capazes de provocar as dores na garganta.

band.com.br;
portalsaofrancisco.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário