Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Disfunção erétil pode ter ligações com sedentarismo

Um estudo vinculou a ocorrência de disfunção erétil ao sedentarismo. De acordo com os resultados nove de um total de dez homens são impotentes; destes, a maioria se encontra perto dos 40 anos de vida. A impotência sexual é um problema grave, pois atinge, pelo menos uma vez na vida, 25 milhões de brasileiros. 

Esse número expressivo pode ser explicado pelo estilo de vida que os homens brasileiros estão adotando. Segundo o Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão pertencente a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 90% desses homens são sedentários (ao ponto de não realizarem nenhum exercício físico) e, dentre esses, 40% são fumantes.

Contudo, o fumo não é o maior problema. Segundo o urologista Joaquim Claro, também profissional do Centro de Referência da Saúde do Homem, o sedentarismo é o maior problema. Isso porque a falta de atividade física e, consequentemente, as condições ruins do corpo, endurecem os vasos sanguíneos dificultando a passagem do sangue (o que é fundamental para que o pênis fique ereto). 

Sendo assim podemos dizer que a disfunção erétil pode ser prevenida através de hábitos saudáveis que, além da atividade física, pode ser entendida como: alimentação balanceada e baixo índice de gordura abdominal (a chamada "barriga de chope). 

Para a diminuição desse problema, os médicos urologistas aconselham a consulta médica regular. Isso porque a disfunção erétil tem tratamento e estes podem ser realizados de diversas formas; confira as opções:  terapia, medicamentos ou, até mesmo, com a implantação de uma prótese. Contudo é importante ressaltar que qualquer providência a ser tomada deve ser acompanhada do aval médico.

A consulta médica para a resolução de problemas relativos a disfunção erétil é fundamental. Isso porque, em alguns casos, a disfunção é de origem emocional. Muitas vezes, o homem cria uma grande expectativa sobre aquele momento e acaba sendo afetado pelo nervosismo. De acordo com João Fitipaldi, diretor médico da Pfizer.

Contudo, a disfunção erétil pode ser provenientes de problemas físicos. Nesta situação, as células localizadas no endotélio (revestimento interno das artérias do corpo) liberam óxido nítrico que facilitam o relaxamento da musculatura do pênis e, assim, acabam com a ereção. 

hyperscience.com;
folha.uol.com.br.
    

Um comentário: