Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Confira as regras que padronizam os protetores solares

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresentou novas regras para protetores solares. Dentre as regras estão: aumento de proteção para o fator mínimo (agora este não poderá ser mais número dois e sim seis), indicação das características do produto na embalagem (exemplo: os fabricantes terão que indicar se os produtos são resistentes a água e ao suor), a embalagem deverá indicar que o consumidor reaplique o protetor após um intervalo de tempo e o rótulo não poderá conter a informação de que o protetor oferece 100% de eficácia. A nova regulamentação da Anvisa é importante para o banhista, já que vão poder saber, com mais precisão, qual o protetor que se encaixa melhor nas suas características.

O uso do protetor solar é fundamental, pois os raios ultravioletas, emitidos pelo sol, prejudica a pele de tal maneira que uma exposição excessiva ao sol pode provocar queimaduras, vermelhidão, bolhas, sardas, manchas rugas, flacidez e, em casos mais graves, doenças como o câncer de pele. Confira abaixo as características de cada protetor solar:

O que é o fator de proteção ou FPS _ O número do fator de proteção indica quantas vezes a pele vai estar protegida contra as radiações ultravioletas; exemplo, um fator 15 indica que a pele vai ter 15 vezes mais de proteção contra os raios solares. De uma maneira mais simples, podemos dizer que o fator de proteção 15 garante 150 minutos de proteção contra os raios ultravioletas; o fator 30, 300 minutos de proteção; enfim, a proteção aumenta de acordo com o fator.

Como saber se um protetor solar é de boa qualidade _ Obviamente, o protetor solar de melhor qualidade é aquele que apresenta maior proteção contra os raios ultravioletas. Os filtro solares que realizam melhor essa função de proteger a pele são aqueles que apresentam na embalagem as siglas PPD e IPD, ambas as siglas indicam que aquele filtro realiza uma proteção mais ampla. Os médicos também indicam filtros com a denominação "proteção solar máxima UVA/UVB.

Em que momento se deve aplicar o protetor solar _ A ação dos protetores solares não é imediata, ou seja, o protetor não começa a agir logo depois de sua aplicação; ele só começa a proteger a pele depois que esta o absorve por completo. O indicado é que o protetor solar seja aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

Quando estou exposto de maneira permanente ao sol, qual o intervalo de tempo para a reaplicação do protetor _ Os médicos aconselham reaplicar o protetor a cada duas horas. Em casos de transpiração ou de mergulhos na água, o protetor deve ser reaplicado posteriormente.

Saiba, agora, a quantidade ideal de protetor a ser usada em cada parte do corpo:


  • rosto e pescoço _ uma colher de chá;
  • tronco _ uma colher de sopa para a frente e uma outra para as costas;
  • braços _ uma colher de sopa para cada um;
  • pernas _ uma colher de sopa para ambas;
Para aqueles que foram negligentes com a proteção solar e estão sentindo o corpo arder, o ideal é que aplique sobre a pele substâncias calmantes como o aloe vera, pois esta substância tem a capacidade de aliviar queimaduras de grau leve.


veja.abril.com.br;
beleza.terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário