Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de junho de 2012

Falta de Vitamina D tem ligação com diabetes

Uma pesquisa associou a falta de Vitamina D a ocorrência de doenças no coração de diabéticos. Segundo a pesquisa, a falta dessa vitamina aumentam muito os riscos de distúrbios vasculares em pessoas que sofrem com o diabetes. Uma pesquisa da Universidade de Washington descobriu que diabéticos que não apresentam grandes quantidades de Vitamina D não conseguem processar o colesterol normalmente; assim, este se acumula nos vasos sanguíneos aumentando o risco de infartos e derrames.

O responsável pelo estudo, Carlos Bernal-Mizrachi explicou que, na falta de Vitamina D, uma célula chamada macrofágica absorve maior quantidade de colesterol e não consegue eliminar a gordura, que provoca uma inflamação. Essa inflamação celular é o primeiro  sinal da aterosclerose que, posteriormente, pode evoluir para diabetes. Quanto as células inflamadas, elas endurecem os vasos sanguíneos, o que acaba impedindo o fluxo de sangue. 

A falta de Vitamina D não é um problema raro; ela é mais frequente em pessoas que apresentam diabetes do tipo 2. Estima-se que, no mundo todo, cerca de um bilhão de pessoas apresentam deficiência de Vitamina D.

Quando uma pessoa apresenta bons níveis de Vitamina D, suas células não acumulam colesterol e, logo, não se transformam em células esponjas. Segundo Bernal-Mizrachi é possível diminuir ou reverter a evolução da aterosclerose em diabéticos com a reposição de Vitamina D.

Uma maneira de conseguir Vitamina D é através da exposição solar. Contudo,  Bernal-Mizrachi faz ressalvas a este tipo de exposição, pois os raios ultravioletas do sol, quando agem com intensidade sobre a pele podem causar câncer. Mas, o sol não é a única fonte de Vitamina D, Bernal-Mizrachi afirma que suplementos ricos nessa vitamina são uma alternativa interessante.

coracaosaudavel.terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário