Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Confira os males causado pela baixa umidade do ar e como se proteger dela

Atualmente, o inverno vem se caracterizando por ser uma estação que apresenta o ar muito seco; e isso é um problema, pois a baixa umidade do ar causa danos a saúde, tais como: o ressecamento da pele e das vias aéreas; a consequência disso, é a perda da mucosa protetora do nariz que dificulta a entrada de vírus e bactérias.

Essas bactérias, ao entrarem em nosso organismo, causam várias doenças como, por exemplo, rinite (que é uma inflamação da mucosa do nariz) e alergias; como consequência, o corpo produz mais coriza que obstrui a passagem de ar e deixa as narinas escorrendo. Em casos mais sérios, inclusive, a irritação da mucosa pode provocar, até mesmo, sangramentos.

Uma outra doença causada pela entrada das bactérias no organismo é a asma. Esta doença se manifesta nos pulmões e, durante as crises, ocorre: a inflamação das vias aéreas e estreitamento dos brônquios, que levam oxigênio até os pulmões, o que dificulta a respiração.

Não é apenas nosso sistema respiratório que fica comprometido devido a ação do ar seco, nossa pele também sofre as consequências nessa época do ano. A camada de gordura que reveste e hidrata nossa pele diminui devido ao ar seco e, para evitar que isso ocorra, devemos usar um hidratante ( preste atenção no tipo mais indicado para sua pele) e beber muita água ( a água hidrata a pele de dentro para fora) para tentar diminuir este ressecamento. 

Não podemos esquecer da boca; ela também fica ressecada, até porque apresenta menos queratina (substância que protege a pele) quando comparada com outras regiões do corpo. Quando nossa boca fica ressecada surgem casquinhas que são formadas devido ao ressecamento da pele, nesse caso é importante não retirar essas casquinhas (para não agravar a lesão), o mais indicado é usar uma pomada cicatrizante.

g1.globo.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário