Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Confira os males causados pelo estresse e quais as medidas que podem ser adotadas para diminuir seus efeitos

O estresse causa males a saúde do ser humano; isso ocorre porque esse estado em que nos encontramos muitas vezes (estresse) altera a capacidade de um hormônio chamado cortisol, que tem diversas funções em nosso organismo. A alteração nos níveis de cortisol provoca a retenção de líquido e o acúmulo de gordura em nosso corpo. E, esse acúmulo pode desencadear doenças como problemas cardiovasculares, asma e doenças que afetam nossa imunidade.

Há maneiras simples de diminuir a produção de cortisol no organismo; dentre essas maneiras estão: a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, dormir bem e diminuição do consumo de cafeína. Já que falamos de alimentação, vale lembrar que o estresse também pode provocar a obesidade; pois, muitas pessoas estressadas acabam usando a comida para tentar se livrar do estresse causado por problemas cotidianos.

Uma outra maneira de evitar o estresse é tentar manter a auto-estima. Segundo Jens Pruessner, da Universidade de McGill, localizada em Montréal (Canadá), o hipocampo (região do cérebro responsável pela formação e manutenção da memória) é o grande responsável pelo estresse; pois se você guarda recordações ruins, que te jogam para baixo, começa a ocorrer um acúmulo de cortisol no hipocampo causando o estresse.

Existem alguns segredos para tentar controlar o estresse. Confira:


  • Veja um programa de TV de sua preferência. Quando vemos uma atração televisiva de nosso gosto nos traz felicidade. Os programas televisivos nos distraem, estimulam nossa imaginação e aumentam nossa sensação de conforto.
  • Beba chá verde. Três ou quatro xícaras de chá verde diárias podem diminuir nosso nervosismo. Isso ocorre porque as folhas desse chá possuem uma substância capaz de nos acalmar e de aumentar nossa disposição.

terra.com.br;
noticias.r7.com;
mdemulher.abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário