Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pesquisa mostra que podemos aprender enquanto dormirmos

Pela primeira vez, uma pesquisa foi capaz de demonstrar que nosso cérebro pode armazenar informações enquanto dormirmos. Um estudo publicada por pesquisadores do instituto israelense Weizmann descobriu que, assim como os bebês, os adultos também podem adquirir conhecimento enquanto dormem.

Para se chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram a reação de 55 pessoas que foram expostas a diferentes sons e odores enquanto dormiam. Esses elementos foram apresentados em sequência, num intervalo de 2,5 entre sons, que se repetiam, e o cheiro.

Os resultados apontaram que os participantes do estudo aprendiam enquanto dormiam; pois, a partir do momento em que a pessoa ouvia determinado som, era diagnosticada uma mudança na respiração dela. Quando o cheiro era agradável, a respiração era mais longa e profunda; por outro lado, odores ruins, faziam com que os voluntários respirassem de maneira mais curta e superficial. De acordo com a neurobióloga, Anat Arzi, o fato da nossa reação ao cheirar algo ser exatamente igual, tanto enquanto estamos dormindo quanto acordados, prova que nós aprendemos enquanto dormirmos.

O sono não é importante apenas para armazenarmos informações ou para o descanso corporal. Muitos órgãos de nosso corpo trabalham, justamente, enquanto dormirmos; outros aumentam sua atividade durante esse período; sem contar, ainda, nos hormônios que são produzidos, justamente, no período do sono.   

Diante da importância do sono é fundamental estar atento as condições ideais para dormirmos e, assim, ter um sono saudável. Seguem as dicas: crianças e adolescentes, por exemplo, devem dormir por, pelo menos, nove horas todas as noites; já no caso dos adultos, o mais indicado é que repousem por oito horas por noite.

noticias.r7.com;
emedix.uol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário