Total de visualizações de página

domingo, 18 de março de 2012

Dicas para descongelar alimentos

Muitas pessoas realizam o processo de descongelamento dos alimentos de maneira errada. Essa prática fez com que muitos alimentos congelados fossem vistos como vilões da saúde, o que é uma grande mentira.

Abaixo seguem algumas dicas para você descongelar os alimentos corretamente:

No caso de vegetais exponha esses alimentos ao choque térmico. Primeiro deixe o alimento sob a alta temperatura (água fervente, por exemplo). Em seguida exponha-o a baixa temperatura (água com gelo). Esse processo faz com que a ação de algumas enzimas que podem alterar as características do alimento (como: cor, textura e sabor) sejam bloqueadas.

No caso de alimentos congelados como a lasanha, não os deixe descongelar em temperatura ambiente e nem sob a água corrente. A água corrente pode entrar em contato com o alimento e contaminá-lo; no caso da temperatura ambiente, o alimento pode descongelar de fora para dentro o que facilita a ação de bactérias. O mais indicado é retirá-los do congelador e colocá-los na parte debaixo da geladeira.

Para legumes, frutas e verduras o processo é ainda mais simples. Isso porque esses alimentos não perdem tantos nutrientes (como os congelados). Dessa maneira, eles não precisam ser descongelados totalmente. Sendo assim, apenas retire-os de dentro da geladeira e, pouco tempo depois, estão aptos para o consumo.

saude.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário