Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de março de 2012

Dispositivo pode medir a evolução do Alzheimer

Uma espécie de marcador poderia indicar a taxa da capacidade mental de um indivíduo que sofre do Mal de Alzheimer. Esse diagnóstico seria possível através de uma análise dos níveis da proteína VILIP - 1 encontrada no cérebro. Quanto mais alto o nível dessa proteína no cérebro, mais rápida seria a deterioração da capacidade mental.

Os pesquisadores, inclusive, já indicaram que o diagnóstico realizado com o VILIP - 1 pode ser o indicador mais eficiente para detectar a gravidade do Alzheimer. Segundo Rawan Tarawneh, professora-adjunta de neurologia da Universidade da Jordânia e principal autora do trabalho, afirmou que esse dispositivo, além de indicar a situação de um paciente vítima do Alzheimer, pode auxiliar na obtenção de novos tratamentos para a doença.

O Alzheimer é uma doença degenerativa incurável, que vai evoluindo com o passar dos anos; contudo, existe tratamento capaz de retardar a degeneração da memória e controlar as alterações comportamentais. Essa doença é a principal responsável pela demência de pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal. Além disso, o Alzheimer atinge 1% dos idosos que se encontram nessa faixa etária.

noticias.terra.com.br;
wikipedia.org.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário