Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dicas para manter a saúde do coração

As autoridades sanitárias de todo o mundo indicam algumas ações para manter o coração saudável. Esses hábitos são: não fumar; praticar exercícios; controlar a pressão, glicose, peso e o colesterol; e ter uma dieta balanceada.

Infelizmente, segundo uma pesquisa publicada pela revista científica 'Journal of the American Medical Society', poucas pessoas levam recomendações sobre a saúde a sério. Como exemplo, podemos citar o caso dos fumantes. Embora muitas pessoas tenham abandonado o fumo, elas não mudaram suas práticas alimentares, pois não foi identificada nenhuma melhora com relação aos níveis de pressão arterial, colesterol e massa corporal.

A seguir seguem dicas para que você tenha uma boa saúde cardiovascular:

  • Manter o peso ideal

Com relação ao peso, o correto é que você mantenha seu IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 18,5 e 25. É bom lembrar que a obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Além de controlar o excesso de peso, é bom estar atento à gordura localizada, principalmente na região do abdômen.

  • Comer com qualidade e não com quantidade

Reduzir o consumo de gordura trans e de origem animal, moderar o açúcar e os carboidratos; procurar comer fibras. Diminuir o consumo de calorias, pois elas provocam o excesso de peso, que diminui a expectativa de vida das pessoas.

  • Controlar o consumo de sal

O sal pode provocar a hipertensão. Essa doença se desenvolve, silenciosamente, ao longo dos anos, sem que a pessoa sinta qualquer sintoma. Os médicos recomendam que o consumo de sal seja limitado a 6 gramas diárias, para uma pessoa saudável; e 4 gramas diárias para pessoas hipertensas ou para aqueles que tenham problemas cardíacos.

  • Praticar atividades físicas

A atividade física controla o ganho de peso, melhora a pressão arterial, diminui a sensibilidade a insulina e o risco de trombose. Além disso, modela o coração, fazendo com que este não fique sobrecarregado quando trabalha. Os exercícios mais recomendados são: a caminhada, o ciclismo e a natação.

  • Não fumar e procurar ficar longe dos fumantes

O cigarro aumenta o risco de trombose e pode desencadear o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). O simples fato do abandono do cigarro, já traz algum benefício; pois os riscos cardiovasculares diminuem em 50% seis meses após o abandono do vício e somem após cinco anos.

  • Checar a pressão arterial

A pressão deve ser medida desde a nascença, durante as consultas com um pediatra. Após os 40 anos de idade, recomenda-se que a pressão seja medida, pelo menos, duas vezes ao ano. Essa frequência deve aumentar quando a pessoa alcançar os 65 anos de idade; sendo assim, é indicado que a pessoa meça a pressão a cada três meses.

  • Acompanhar os níveis de colesterol, triglicérides e glicemias

Em pessoas sem nenhuma doença, os exames relativos a essas questões devem começar a partir dos 40 anos de idade. Se o exame não indicar nenhuma alteração, ele deve ser realizado a cada cinco anos. Contudo, os médicos aconselham iniciar os exames mais cedo; iniciando-os aos dez anos, principalmente em crianças que tenham tendência a obesidade.

  • Administrar o estresse

Esse é o principal causador de doenças cardiovasculares. Quando estamos estressados, nosso organismo reage aumentando os batimentos do coração e a quantidade de açúcar no sangue. Se uma pessoa tem tendência a doenças cardiovasculares ou diabetes, o estresse pode desencadeá-las.

  • Seja feliz e não caia na rotina

Tudo o que faz bem a mente interfere na saúde do coração positivamente. Viva com menos ansiedade, tristeza ou mau humor; pois esses fatores facilitam o aparecimento de doenças. Mas são importantes mesmo nos casos onde a pessoa já se encontra doente, isso porque a felicidade ajuda a controlar os males.

g1.globo.com;
folha.uol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário