Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2012

Qualidade do sono melhora com a idade

Um estudo indicou que a qualidade do sono das pessoas melhora com a idade. Uma equipe do Centro para Sono e Neurobiologia Circadiana da Universidade de Pensylvania afirmou que o sono vai melhorando ao passar dos anos, com exceção quando a pessoa chega a fase dos 40 anos. Segundo Michael Grandner, um dos pesquisadores, a qualidade do sono não tem nenhuma explicação científica; contudo constatou-se que os idosos aproveitam melhor o sono.

Não é apenas a idade que faz com que uma pessoa durma melhor que a outra. Vários fatores podem contribuir para um sono ruim ou bom, principalmente aqueles referentes ao cotidiano, pois os pesquisadores indicaram que a depressão e outros problemas de saúde podem interferir na qualidade do sono.

O sono é fundamental para a saúde do ser humano. Dormir mal ou, simplesmente, não dormir causa vários efeitos maléficos como: estresse, ansiedade, mau humor, ganho de peso; além de acelerar o envelhecimento.

Os males não param por aí. Um estudo indicou que dormir mal por três dias pode disparar a produção de insulina do corpo, aumentando o risco do surgimento do diabetes; além disso, ficar sem dormir desregula a produção de grelina, que é o hormônio responsável pela vontade de comer podendo provocar a obesidade. Um outro problema é o envelhecimento. As células responsáveis pelo aspecto jovial, podem ser atacadas por radicais livres, causando o envelhecimento precoce do indivíduo.

saude.ig.com.br;
clicrbs.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário