Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aceleradores de partículas podem tratar de câncer

Aceleradores de partículas podem tratar de câncer de forma mais eficiente do que a radioterapia. Alguns hospitais, inclusive, já estão substituindo a radioterapia por feixes de prótons. Esses feixes são mais eficientes, pois se transformam em um bisturi mais preciso e eficaz; contudo, eles afetam tanto as células infectadas quanto as saudáveis.

Contudo, essa nova técnica apresenta seus "poréns". Se eles forem aprovados como forma de tratamento do câncer, só poderão ser utilizados daqui a dez anos; e, além disso, o tratamento seria excessivamente caro (assim como os atuais).

O aumento dos casos de câncer no mundo se dá por diversos fatores. Dentre eles:

  • Maior expectativa de vida: Os tumores cancerígenos costumam se desenvolver na fase adulta; e o aumento da expectativa de vida de muitos povos (como no Brasil) faz com que haja um número maior de vítimas da doença;
  • Urbanização e industrialização: Esses dois fatores são responsáveis pela produção de alguns tipos de resíduos que, quando entram em contato com o ser humano, podem causar a doença;
  • Tabagismo: O hábito de fumar é causador de quase 90% das mortes provocadas por câncer de pulmão. Inclusive pessoas que não fumavam foram vítimas do câncer pelo simples fato de conviver com fumantes.
noticias.terra.com.br;
hyperscience.com;
wikipedia.org.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário