Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quais são as causas do câncer?

O câncer é o conjunto de mais de 100 doenças que provocam o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. Ele pode ser causado por fatores internos e/ou externos ao organismo. Os fatores externos respondem pelo modo de vida que o ser humano leva, ou seja, seus costumes; já os internos são, na maioria das vezes, ligados a genética.

É mais comum que o câncer esteja ligado ao modo de vida que a pessoa leva (ou seja fator externo). Atitudes como: fumar, exposição excessiva ao sol e a contaminação por alguns vírus são exemplos de hábitos condenáveis que podem causar a doença.

Esses hábitos são fundamentais para que a pessoa obtenha câncer, pois o que provoca o câncer é essa rotina de maus costumes. Por exemplo, se um indivíduo fumou uma única vez em toda a sua vida, ele não corre o risco de contrair câncer; mas, se ele fuma frequentemente, corre um grande risco de contrair a doença.

O câncer pode, também, está relacionado a hereditariedade (como é o caso da hipertensão); além desse fator há a questão da etnia, pois determinados tipos de câncer são raros em orientais. Contudo, a chance de uma pessoa contrair câncer, por conta da hereditariedade, é mínima.

inca.gov.br;

Nenhum comentário:

Postar um comentário